15 de Agosto, Quelimane, Província da Zambézia – Antes
do lançamento oficial do SMS BIZ, a equipe de UNICEF deslocou-se a província de
Zambezia para apresentar o projecto aos vários parceiros provinciais e obter
sugestões para o melhoramento do mesmo, particularmente para rever os fluxos de
registo dos utentes e o pacote promocional.
Mais de 60 jovens da Associação Coalizão da Juventude Moçambicana, com idade compreendida entre 15 e 24 anos, aguardavam ansiosamente pela nossa chegada, curiosos para desvendar a chamada iniciativa SMS BIZ. Indisfarçavelmente, a ansiedade pelo SMS BIZ ia cada vez crescendo, na medida em que cada um de nós se apresentava. Os olhos destes jovens sequer desgrudavam no acto de desselar os envelopes que continham brochuras sobre a novidade tecnológica. Aliás, curvavam a cabeça enquanto os papéis circulavam de mão em mão para garantir que todos se apropriassem do conteúdo e Francelino Murela, Oficial de Comunicação para Tecnologia de Desenvolvimento de UNICEF, já estava pronto para dar início à apresentação deste serviço.
SMS BIZ é um serviço de aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção do HIV, para adolescentes e jovens entre 10 e 24 anos idades, que permite a troca de experiência e informação correcta via SMS, através de qualquer telefone numa conversa mantida em segredo e grátis, explicou. O SMS BIZ tem, entre vários objectivos, reduzir o número de novas infecções pelo HIV nos adolescentes e jovens e ajuda-los a exercer os seus direitos a Saúde Sexual e Reprodutiva, acrescentou Murela.
Por seu turno, Dulce Nhacuongue, Oficial de Comunicação para o Desenvolvimento, instruiu os procedimentos de registo a este serviço: Enviem a palavra “Juntar” para o número 9 22 22 e respondam as perguntas que vos serão colocadas, já estarão conectados a Malta BIZ, para tirar vossas dúvidas a qualquer hora via SMS.
A Sra. Mafalda Manuel, Coordenadora provincial da Coalizão na Zambézia, considerou a iniciativa bastante inovadora e eficiente. É uma verdadeira resposta aos actuais desafios dos adolescentes e jovens, pois permite que nos informemos mais sobre nós para que exercitemos o nosso direito à saúde sexual e reprodutiva, e prevenção do HIV. Acredito que seja um serviço eficiente e inovador por ser confidencial e de carácter gratuito e não precisa ter telefone caro, concluiu.
Para além de apresentar a funcionalidade do SMS BIZ, servimo-nos também da oportunidade para fazer a pré-testagem do pacote de materiais promocionais, incluindo o roteiro do spot radiofónico, a qual visava analisá-lo quanto à forma e sobretudo ao fundo, tendo sido por Cremildo Francisco, oficial de comunicação para a participação da criança: Malta, o que vocês acham deste roteiro? Vocês conseguem compreender todas as palavras do texto?
A pre-testagem foi muito importante porque detectou-se que a linguagem era exacerbadamente formal, e não se adequava a dos adolescentes e jovens. Observações similares constataram-se nos encontros realizados nos trabalhos realizados na rádio comunitária de Namacurra, Televisão de Moçambique e Radio Moçambique durante a pré-testagem do sport radiofónico SMS BIZ. Após destes, o spot foi finalizado em Maputo com o apoio da Organização AESA – Radio Cidadania, agora disponível através do seguinte enlace: http://bit.ly/smsbiz-moz
SMS Biz é uma iniciativa do Programa Geração BIZ, liderada pelo Ministério da Juventude e Desporto, e tem como principais parceiros a Associação Coalizão, UNFPA e UNICEF.